O Grupo PSA conclui com a IndustriALL um novo acordo mundial: um compromisso social duradouro sem fronteiras visando a construção conjunta do futuro do Grupo PSA

download-pdf
download-image
download-all
qua, 08/03/2017 - 11:30
(34 Views)

Em 7 de março de 2017, o Grupo PSA e as federações sindicais IndustriALL Global Union e IndustriAll European Trade Union assinaram um novo acordo-quadro mundial sobre a responsabilidade social do Grupo PSA.

A assinatura aconteceu em Genebra, na sede da Organização Internacional do Trabalho, na presença de Deborah Greenfield, Diretora Geral Adjunta da OIT; Carlos Tavares, Presidente Mundial do Grupo PSA; Xavier Chéreau, Vice-Presidente Executivo de Recursos Humanos do Grupo PSA; Valter Sanches, Secretário Geral da IndustriALL Global Union e Luc Triangle, Secretário Geral da IndustriAll European Trade Union.

O novo acordo traduz a vontade do Grupo PSA de construir seu futuro em conjunto com os representantes dos funcionários em escala mundial e de associar todos os seus funcionários à sua política mundial de Recursos Humanos. O objetivo é garantir uma base comum em matéria de respeito aos direitos humanos fundamentais e práticas sociais, apoiando-se na expressão dos talentos pessoais e coletivos.

O acordo contém duas partes:

•  formalizar a política de responsabilidade social do Grupo PSA de modo a associar as partes interessadas e expressar as exigências sociais em relação à cadeia de valores, a fim de respeitar os direitos fundamentais,

•  e também implantar no plano internacional uma política de RH que desenvolva os talentos e as competências, a qualidade de vida e o bem-estar no trabalho, respeitando a diversidade e a igualdade de tratamento.

Além disso, o acordo reafirma o papel essencial das organizações sindicais no diálogo e na coesão social da empresa. O Grupo PSA privilegia uma relação de confiança e de transparência para conduzir as evoluções da Empresa. Assim, o acordo reforça a dimensão mundial do Comitê de Grupo e sua vocação de compartilhar os desafios econômicos e sociais em escala mundial.

Esse acordo concretiza uma relação de mais de dez anos entre o Grupo PSA e as federações mundiais e europeias IndustriALL, associando as partes interessadas à política de responsabilidade social do Grupo PSA.

Na ocasião, Xavier CHEREAU, Vice-Presidente Executivo de Recursos Humanos do Grupo PSA, declarou: “Dentro da dinâmica do acordo assinado na França, “Nouvel Elan pour la Croissance” (Novo Impulso para o Crescimento), desejei estender ao nível mundial nossa vontade de construir conjuntamente com os parceiros sociais o futuro do Grupo. Este acordo impulsiona uma nova dinâmica e acompanha o desenvolvimento internacional do Grupo PSA, inscrito em nosso plano estratégico “Push to Pass”.

Valter SANCHES, Secretário Geral da IndustriALL Global Union, declarou:

“Este acordo vai ainda mais longe que o anterior em matéria de proteção dos direitos dos funcionários da cadeia de abastecimento mundial do Grupo PSA e reconhece o papel essencial dos sindicatos no Grupo. Isto é particularmente importante neste momento em que o Grupo PSA procura se desenvolver. O acordo se baseia primeiramente nas normas internacionais do trabalho, nos casos em que a legislação nacional é insuficiente, e faz do respeito dos direitos fundamentais um fator determinante na seleção dos fornecedores do Grupo PSA”.

Luc TRIANGLE, Secretário Geral da IndustriAll European Trade Union, acrescentou:

“Ao renovar seu acordo-quadro mundial, o Grupo PSA avança com o estabelecimento de normas mínimas e mundiais de desenvolvimento das competências, de empregabilidade dos trabalhadores e de saúde e segurança no trabalho. Transformar o Grupo PSA numa empresa de aprendizagem e dar a cada empregado a possibilidade de se adaptar constitui a resposta certa ao desafio da digitalização e da descarbonização da economia. Esses ambiciosos compromissos só se tornarão realidade para os funcionários se eles puderem contar com um diálogo social sólido e negociações no nível local "

Deborah Greenfield, Diretora Geral Adjunta da OIT, declarou:

“A OIT comemora o acordo que reforça o compromisso do Grupo PSA com o respeito aos direitos dos trabalhadores. É um bom exemplo de como o diálogo social pode ter um impacto positivo sobre as condições de trabalho em um contexto mundial.

Scroll